Doenças do quadril

Artrose de quadril

Artrose de quadril é uma doença do quadril caracterizada pelo desgaste da cartilagem entre a cabeça do fêmur e acetábulo (cavidade que recebe a cabeça femoral na bacia), mais comum devido à idade. No entanto, pode ainda ser devido a algum evento do passado como infecção, fraturas e doenças da infância. Pode provocar dor junto à virilha se estendendo até o joelho, encurtamento do membro e dificuldade de movimentos com piora da qualidade de vida, levando o paciente a mancar (claudicar).

Bursite trocantérica

Bursite trocantérica é a principal queixa no consultório de um especialista em doenças do quadril. Trata-se de uma inflamação nos tecidos que envolvem o quadril (mais especificamente tendões e bursa). Geralmente causada pela relativa fraqueza e encurtamento da musculatura glútea. Não se trata se uma doença óssea.

Fraturas do quadril

As fraturas do quadril, normalmente, são decorrentes de quedas (mais comum em idosos) ou de acidentes (como os de trânsito nos jovens). As fraturas são doenças do quadril que requerem cirurgia. Devem ser abordadas em caráter de urgência para restaurar a função (mover e caminhar sem dor) e para evitar trombose, embolia pulmonar, úlceras e infecções que podem comprometer a saúde geral. A experiência do cirurgião e a escolha da técnica permitem que o fêmur consolide rápido e o mais próximo possível da anatomia original. A maioria dos pacientes voltam a andar, inicialmente, com andador em 24-48 horas.

Impacto fêmoro-acetabular

Impacto fêmoro-acetabular, anteriormente, era uma doença do quadril não diagnosticada por desconhecimento. É causado por uma alteração na forma do acetábulo (encaixe do fêmur na bacia), na cabeça do fêmur ou em ambos. Com isto, aos movimentos, ocorre o impacto (batida) entre o fêmur e a bacia, com lesão de cartilagem e posterior artrose (desgaste articular). É mais freqüente em pacientes jovens praticantes de esportes.

Osteonecrose da cabeça do fêmur

Também chamada de necrose avascular, necrose asséptica ou necrose isquêmica, a osteonecrose da cabeça do fêmur é uma doença do quadril mal compreendida pela medicina. Por algum motivo, há diminuição do fluxo sanguíneo na cabeça do fêmur (dificuldade de vascularização), há perda de células ósseas com diminuição da resistência da cabeça femoral. Isto leva a um colapso desta estrutura com perda de sua forma esférica e dor. É mais comum nos homens, sendo 50% dos casos bilateral.