Artroplastia de Quadril
Prótese de quadril


Artroplastia de quadril
A artroplastia de quadril (cirurgia de prótese), se bem indicada, tem ótimos resultados e é bastante segura. Os índices de complicações são baixos com satisfação alta. Esta cirurgia deve ser realizada por cirurgiões experientes, especialistas em quadril e em centros hospitalares de excelência. As próteses escolhidas devem ser de ótima qualidade comprovada (importada).
Os pacientes operados ficam afastados do trabalho de 45 a 90 dias, em média. Em geral ficam internados por 24 horas e caminham com andador no dia seguinte à cirurgia. Retiram pontos com 3 semanas, quando passam a usar bengala simples (por mais um mês), no lugar do andador. Isto é o que ocorre em um procedimento sem intercorrências e particularidades.
O sucesso do procedimento depende da qualidade da prótese utilizada, dentre outros fatores. Isto também interfere na durabilidade dos componentes. Estudos recentes mostram que os implantes atuais podem durar de 20-30 anos. Em hipótese alguma, utilizamos próteses de baixa qualidade. Por isto, utilizamos próteses importadas.
Veja como é feito o procedimento:
Aperte o "play"
- Artroplastia total de quadril
- Modelos de próteses de quadril
- Artroplastia total de quadril
- Artroplastia total de quadril
- Artroplastia bilateral de quadril
- Artroplastia total de quadril
Tipos básicos de prótese total de quadril
As próteses de quadril substituem a articulação entre o fêmur e a bacia. Esta articulação é também chamada de coxo-femoral.
- Prótese cimentada: é o cimento que liga a prótese ao osso.
- Prótese sem cimento (princípio do press-fit): a prótese entra sob pressão e, posteriormente, o osso cresce para dentro da superfície porosa dos implantes, fixando-os.
- Prótese híbrida: usa haste (componente femoral) cimentada e taça (componente acetabular) sem cimento.
Independente da forma com a qual a prótese total do quadril se prende ao osso, o que contribuirá diretamente para a sua durabilidade será a superfície de atrito.


- Metal com polietileno: neste caso a cabeça da prótese é metálica e o liner, que é o componente interno da porção acetabular (bacia), é feito de polietileno. Prefere-se o polietileno cross-linked, pois tem maior durabilidade. É o tipo de prótese mais utilizada, com maior taxa de seguimento ao longo dos anos.
- Cerâmica com polietileno: a cabeça da prótese é de cerâmica e o liner de polietileno. É usada em pacientes mais jovens.
Existem ainda as prótese metal-metal e cerâmica-cerâmica que podem ser utilizadas em situações especiais.
Raio-X com resultados reais! Veja:
- Artroplastia total lado direito
- Artroplastia total lado esquerdo
- Artroplastia total lado esquerdo